A Irmã Claudia Salinas nos fala sobre o I Encontro de Referentes de Comunicação das Conferências Nacionais de Religiosos da América Latina e do Caribe.

Nos dias 6 a 8 de junho, foi o primeiro encontro de Referentes de Comunicação das Conferências Nacionais de Religiosos da América Latina e Caribe, na cidade de Lima, Peru, organizado pela CLAR. Foi um encontro marcado pela riqueza da diversidade da vida religiosa que peregrina no continente e impulsionado pelo grande desejo de nos aproximarmos do mundo digital por meio de uma comunicação transformadora e criativa que nos auxilie na evangelização através das redes sociais. Durante esses dias, fomos acompanhados por uma equipe de religiosos e leigos da CLAR.

Foram dias de novas aprendizagens e de nos consolidarmos em outras, assim como foi um espaço agradável vivido em um ambiente próximo, cordial e fraterno entre todos os participantes durante o encontro, onde nos nutrimos mutuamente e desfrutamos da riqueza intercultural, compartilhando as novidades de cada um de nossos países.

De 9 a 11 de junho, participei do Seminário de Comunicações e Cultura Digital da região Andino-Amazônica, que deu continuidade ao encontro de Referentes de Comunicação e complementou a formação recebida com oficinas práticas com ênfase em redes sociais, fotografia, vídeos, imprensa, televisão e página web, entre outros.

Esses encontros me ofereceram e proporcionaram novos elementos e conhecimentos práticos sobre os meios de comunicação aos quais hoje temos a oportunidade de acessar, mas também critérios para a missão que atualmente desempenho como membro da equipe de comunicação da CONCUR (Conferência Cubana de Religiosas/os) e para o trabalho que realizo com os jovens. Agradeço a oportunidade de participar desses espaços formativos e estou convicta de que hoje, como vida religiosa, somos desafiados a continuar nos formando para o seu uso adequado e para aproveitar todas as oportunidades que essa cultura digital em que nos movemos nos oferece e que não podemos ignorar. Hoje, a nossa presença como vida consagrada nas redes sociais é necessária e urgente, mas com critérios bem claros, sabendo de onde o fazemos, o que comunicamos e como o fazemos.

Termino agradecendo de maneira especial às irmãs de Lima pela acolhida calorosa, fraterna e solidária, fazendo-me sentir em casa e entre irmãs. Agradeço à CONCUR pelo espaço oferecido e à Companhia de Maria pelo apoio.

Ressonam em mim a gratidão, o agradecimento e o compromisso de continuar me formando para servir melhor na missão que o Senhor me confia nesta terra, onde tanto se necessita do anúncio da esperança e da vida em Deus.


Ir. Claudia Salinas, ODN.

— Religiosa da Provincia Cone Sul