No dia 10 de junho, realizamos um encontro de reflexão com a presença de profissionais, religiosas e leigos da Companhia de Maria que atuam nos mais diversos âmbitos apostólicos dos 5 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai.
A reflexão se deu a partir dos modelos: evangelizador e pedagógico – UNITAS/ SIGNA, que foram pensados e atualizados à luz do momento atual, a fim de corresponder às mudanças que este mundo multicultural, global e complexo exige.
UNITAS é a palavra latina que significa unidade e concórdia. Unitas, porque encontramos na Trindade o caminho a ser percorrido. Já SIGNA, etimologicamente indica e continua firmando o compromisso de educar com uma identidade própria, a serviço da Igreja e do mundo, segundo o desejo de Joana de Lestonnac.
Dessa forma, ambos modelos retomam e explicitam, neste momento atual, a maneira própria, como Companhia de Maria, de viver e comunicar a Boa Notícia de Jesus a partir da ação de educar evangelizando e evangelizar educando, com a convicção de que a oferta à comunidade educativa é “uma educação humanista cristã que, a partir do diálogo fé-justiça, fé-cultura, fé-ciência e tecnologia, incida na formação integral das pessoas e na transformação da sociedade”.
Estamos certas, que por meio de uma formação integral e personalizada na qual a pessoa é o centro dos processos é que chegaremos a ser uma melhor versão de nós mesmos, seremos preparados para descobrir nossa essência no mundo, nosso legado e descobrir sobretudo a que Deus nos chama.
Deste encontro realizado, surgiram duas consignas: o forte chamado de trabalhar em conjunto para ampliar a proposta educativa da Companhia de Maria e a forte certeza de que a educação é o meio mais eficiente de ajudar o ser humano a tornar-se pessoa.