“Segue enviando operários para tua messe”
(Mateus 9, 38)

“A Companhia de Maria é fruto da oração, nós somos e perduramos séculos de história, graças a ela. Cada uma de nós, através da oração, é um agente ativo da pastoral vocacional.

Queremos nos unir à proposta do Grupo de Pastoral Vocacional Internacional, de rezar pelas vocações à Companhia de Maria neste tempo que estamos fazendo memoria agradecida por Santa Joana. Por isso, propomos um Tríduo ao Espírito Santo, no qual, como Província, rezamos para que o Senhor continue a enviar operários à sua messe (Mt 9,38).

Para os dias 19 a 21 de maio teremos propostas de oração para que juntos, oremos com Maria, Nossa Senhora, pedindo ao Espírito, para que suscite nas jovens o desejo de seguir Jesus em radicalismo na vida religiosa na Companhia de Maria.

Dia 1Dia 2Dia 3¡Vem Espírito Santo!

Primeiro dia: Pelas noviças da Companhia de Maria, para que sejam mulheres apostólicas, capazes de se comprometerem radicalmente no seguimento de Jesus a serviço do Reino.

Ambientação: nomes ou fotos das noviças, Santa Joana, umas sandálias

Canto: VEN ESPÍIRTU SANTO CREADOR, DE CRISTOBAL FONES, SJ – YouTube

Oração inicial

Pai Santo, tu que chamas aqueles que amas para seguir o eu Filho Jesus Cristo em seu estilo de vida e missão, envia teu Espírito Santo para fortalecer a resposta no coração de quem sente o teu chamado. Recebe o nosso agradecimento pela vocação que nos deste e ouve a nossa oração por todos aqueles que procuram conhecer os teus caminhos na vida.

Texto do dia: João 17, 11-19 Eu os enviei ao mundo”.

“Agora, não ficarei muito mais no mundo, mas estes ainda estão no mundo, e Eu vou para Ti. Pai santo, protege-os em Teu Nome, o Nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.  Enquanto eu estava com eles, eu os protegi e os defendi em teu Nome. E nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Mas agora vou para ti. Digo dessa forma, enquanto ainda estou no mundo, para que eles recebam a minha plena felicidade em seus corações.  Eu lhes tenho transmitido a tua Palavra, e o mundo os odiou, porque eles não pertencem ao mundo, como Eu não sou do mundo. Não oro para que os tires do mundo, mas sim, para que os protejas do príncipe deste mundo. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade. Da mesma maneira que me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em benefício deles, eu me consagro, para que igualmente eles sejam consagrados pela verdade”.

  • Deixemos ressoar a Palavra: Qual é a experiência de sentir-me enviada/o?
  • Oremos pelas noviças que se encontram em Cuba, Valladolid, Kinshasa e Tanzânia

Pedimos a Maria, Nossa Senhora, que cuide delas como cuidou do seu Filho.

Oramos juntos/as:

“Pai misericordioso, que nos deste o teu Filho para a nossa salvação e que nos sustentas continuamente com os dons do teu Espírito, concede-nos comunidades cristãs vivas, fervorosas e alegres, que sejam fontes de vida fraterna e despertem nos jovens o desejo de se consagrarem a Ti e à Evangelização.

Apoia-as no esforço de propor aos jovens uma adequada catequese vocacional e caminhos de especial consagração. Dá-lhes sabedoria para o necessário discernimento das vocações, para que em tudo resplandeça a grandeza do Teu amor misericordioso.

Que Maria, Mãe e Educadora de Jesus, interceda por cada uma das comunidades cristãs, para que, tornadas fecundas pelo Espírito Santo, sejam fonte de autênticas vocações a serviço do povo santo de Deus”.

P. Francisco

Terminamos com a canção: Por uma grande missão – YouTube

Ver PDF
[pdf id=2518]

Segundo dia: Pelas postulantes e aspirantes da Companhia de Maria, para que nesta etapa consolidem sua formação humano-cristã, e acolham os elementos que lhes permitam discernir sua vocação de seguimento de Jesus na Companhia de Maria.

Ambientação: nomes ou fotos das postulantes, Santa Joana.

Uma vela para cada pessoa…. Com a vela na mão, escutar a canção.

Canto: Tu és fonte de vida – Taizé. – YouTube

Oração Inicial

Pai Santo, tu que chamas aqueles que amas para seguir o teu Filho Jesus Cristo em seu estilo de vida e missão, envia teu Espírito Santo para fortalecer a resposta no coração de quem sente o teu chamado. Recebe o nosso agradecimento pela vocação que nos deste e ouve a nossa oração por todos aqueles que procuram conhecer os teus caminhos na vida.

Texto do dia: João 17, 20 -26 “Para que todos sejam um”

 “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste e os amaste, assim como me amaste.

“Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

 “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. Eu lhes dei a conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu esteja neles”.

  • Deixemos que a Palavra ressoe em nós.

Imagino Jesus no diálogo com o Pai, orando por cada um de seus filhos/as, de seus discípulos, por mim… peço que Ele siga dando-nos a graça da Unidade.

  • Oramos pelas postulantes da Companhia Universal.

Oramos juntas/os:

Deus de bondade e misericórdia, em tua grande sabedoria chamaste cada ser humano

 a acolher o teu chamado à plenitude de vida em Jesus Cristo, nosso Bom Pastor. 

Dentro desse chamado, cada uma e cada um de nós encontra seu próprio caminho para ti, ao ouvir tua voz em nossos corações e nas muitas experiências abençoadas de nossas vidas.

Hoje oramos pelas pessoas que Tu estás chamando a uma vocação religiosa, para que respondam com grande ânimo e com mãos dispostas.

Que nossas famílias nutram o chamado de Deus em seus filhos e filhas.

Que nossas paróquias apoiem o chamado mediante celebrações vibrantes da nossa fé.

Que a liderança de nossa Igreja reconheça que és tu, ó Santo Espírito, que chamas e formas cada vocação. Que ao regozijar-nos na nova vida deste tempo Pascal,

demos graças pelas oportunidades que temos de servir-te e também ao teu povo.

Que nossa Igreja e o mundo sejam abençoados com uma abundância de mulheres e homens

que consagrem sua vida a esse serviço, para que todas as pessoas cheguem a

conhecer a profunda alegria do teu imenso amor.

Nós te pedimos, por meio de Jesus Cristo ressuscitado, que segue pastoreando tua Igreja,

e por meio do teu Santo Espírito que nos bendiz com valentia, agora e sempre.

Amém.

Peçamos a Nossa Senhora que nos dê a graça de estar centradas no fundamental para mais amá-Lo e servi-Lo. Terminamos com a canção

Enamora-te: https://www.youtube.com/watch?v=Ef7jfonqunc

Ver PDF
[pdf id=2519]

Terceiro dia: Pelas jovens, para que, atentas à voz do Espírito, se abram para acolher o horizonte de sentido que o seguimento de Jesus oferece, no carisma que Ele deu à Companhia de Maria, por meio de Santa Joana de Lestonnac.

Ambientação: nomes ou fotos de jovens em ESTRELAS e Santa Joana.

Canto: A Oração de Joana https://www.youtube.com/watch?v=outEfMiMI84

Oração Inicial

Pai Santo, tu que chamas a quem queres para que sigam o teu Filho Jesus Cristo em seu estilo de vida e missão, envia teu Santo Espírito para fortalecer a resposta no coração dos que sentem o teu chamado. Recebe nossa ação de graças pela vocação que nos presenteaste e escuta a nossa oração por todas as pessoas que buscam conhecer teus caminhos na vida.

Texto do dia:

Vamos seguir a oração proposta pela Equipe Internacional de Pastoral Vocacional

http://ciamariaconosur.org/wp-content/uploads/2020/09/2021-05-10-Oracao-pelas-oracoes.pdf

Oração proposta pela Equipe Internacional de Pastoral Vocacional

Como Maria, sigamos abertas à voz do Espírito para responder ao querer de Deus de acordo com o que Ele sonhou para nós.

Canto: Hágase en mí (Ain Karin)https://www.youtube.com/watch?v=NfX4ujgo-Ak

Ver PDF
[pdf id=2520]
“A Companhia de Maria é fruto da oração”

…em um clima de oração,

com uma forte exigência de despojamento,

toma consciência

das necessidades das pessoas,

e abre-se ao dom de Deus

                     que a impulsiona a estender a mão…

                     H.O. págs. 38-40

Naquela noite, no Cister, Joana experimenta um doloroso fracasso de seus interesses apostólicos. Sente que é muito difícil acolher a mudança de rota. Conduzida pelo Espírito, o paraklètos consolador, Joana adentra na noite e se encontra com os rostos das jovens; nelas vislumbra o rosto da Luz do mundo. 

Na necessidade urgente de salvação, entre os preferidos do Pai, encontra-se com Jesus, o amado do seu coração. Esta vivência provoca nela uma transformação tão profunda, que a dispõe para acolher outro querer, desde o mais profundo do seu ser. Já não deseja nada mais que fazer unicamente aquilo que o seu Senhor deseja. Despojada do seu próprio querer, em liberdade, acolhe a vontade do Pai, manifestada nos rostos das jovens que anelam por alguém que lhes estenda a mão.

A partir daquela noite, Joana intui que a Companhia de Maria é fruto de uma profunda relação com Jesus, na força criadora do Espírito. E não perdurará jamais sem ela, porque na vivência mística do encontro pessoal com o Senhor desvela-se, cada dia, a maneira própria de levar adiante a tarefa confiada. Sem essa experiência diária, nosso ser e nosso fazer estarão reduzidos a um cumprimento estéril.

Somos mulheres educadoras da fé, de uma fé que dá frutos de justiça, de solidariedade, de compaixão e ternura. Nosso ser e nosso fazer modelam-se cada dia no calor da oração apostólica, sustentada pelo Paraklètos. Com gemidos incessantes, o Espírito mantém nossa chama acesa e nos impulsiona a responder aos clamores de hoje, com a mesma força do amor primigênio.