Em poucos dias, como crentes, daremos graças ao Ruah pelo sopro de vida que nos dá todos os dias. E ao mesmo tempo nos uniremos a muitas outras pessoas para pedir sua vinda novamente.
Como Companhia de Maria, reconhecendo que Ela nos habita e nos acompanha, queremos esperá-la juntos, preparando-nos com um tríduo: Comunidades Religiosas, Rede Leical, Educadores de Escolas e Obras Sociais, pais, alunos, familiares, amigos. .. Uma rede clamando que o Espírito venha e nos encha com o seu fogo!
Para isso, enviamos um convite e o tríduo que nos une para agradecer, pedir e celebrar.
Dia 1
Oração Inicial:
Vem, Espírito Santo, imploramos-te que coloques teu olhar compassivo sobre os mais vulneráveis, aqueles cujos sofrimentos são angustiantes e cujas esperanças se desvaneceram na escuridão da desigualdade. Estende teus braços de consolo e bênção sobre eles, levantando sua carga e enchendo seus corações de renovada esperança e dignidade.
Citação bíblica:
Isaías 61:1: “O Espírito do Senhor onipotente está sobre mim, pois Ele me ungiu para anunciar boas novas aos pobres. Enviou-me para curar os corações feridos, proclamar a libertação aos cativos e a liberdade as prisioneiros.”
Intenção
Vem, Espírito Santo, pedimos-te que consoles e fortaleças os que sofrem, aqueles que experimentam a injustiça e a desesperança. Concede-lhes alívio em meio às suas dificuldades e dá-lhes força para perseverar na adversidade.
Canção:
Quem é aquele a quem viram passar? Cristóbal Fones, S.J.:
Dia 2
Oração Inicial:
Vem, Espírito Santo, pedimos-te pelas famílias que carregam dores, preocupações e inquietudes em seus corações. Envia tua proximidade, tua ternura, consolo e cura para cada um deles, concedendo esperança e fortaleza em suas vidas e tarefas cotidianas. Que teu amor restaurador flua em cada lar, fortalecendo os laços que os unem, transformando a dor em paz e as feridas em um abraço de perdão.
Citação bíblica:
“Venham a mim todos vocês que estão cansados e abatidos, e eu lhes darei descanso. Carreguem o meu jugo e aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para sua alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” – Mateus 11:28-30
Intenção:
Vem, Espírito Santo, pedimos-te pelos enfermos, que teu consolo inunde suas vidas em momentos de dor e fragilidade. Que tua presença lhes conceda paz interior, fortaleza e esperança, para que possam encontrar consolo em meio a suas aflições. Infunde teu poder curador e restaurador em suas vidas, e permite-lhes experimentar teu amor e cuidado em cada instante.
Canção:
Onde irei – Ir. Marcela Bonafede, ODN:
Dia 3
Oração Inicial:
Espírito Santo, rogamos-te que desças sobre aqueles que estão buscando o teu querer sobre suas vidas. Ilumina suas mentes e corações com tua sabedoria e guia seus passos rumo à tua vontade. Fortalece-os em sua fé, infunde neles o amor e o desejo de seguir Jesus em uma vida de serviço a seus irmãos. Inspira-lhes coragem para responder generosamente ao teu chamado e capacita-os com os dons necessários para realizar sua missão de levar a mensagem de salvação ao mundo.
Citação bíblica:
“Jesus ia caminhando pela margem do Lago da Galileia, quando viu dois irmãos: um era Simão, também chamado Pedro, e o outro era André. Eram pescadores e estavam lançando as redes à água. Jesus lhes disse: – Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens. Imediatamente deixaram suas redes e O seguiram.” Mateus 4:18-20.
Intenção:
Vem, Espírito Santo, pedimos-te pelas vocações religiosas e leigas; ilumina e fortalece os que sentem o chamado de seguir Jesus, de entregar-se generosamente a serviço dos irmãos, de construir e habitar um mundo mais humano. Concede-lhes discernimento claro, coragem para responder e a graça de viver com alegria e fidelidade sua vocação, sendo testemunhas vivas de teu amor e misericórdia no mundo.
Canção:
Uma chama um chamado – H. Marcela Bonafede, ODN:
Vem, Espírito Santo!, cheia-nos com tua graça, acende em nós a chama, que não se apague ao anoitecer. Em tempos de escuridão, onde o mundo se perde no desencanto, estendamos a mão com amor e envolvamo-nos em abraços calorosos.
Nas ruas abandonadas, onde a dor não cessa, que teu espírito nos guie e a esperança floresça sem reservas. A luz brilha nos mais humildes, em seus olhos vemos a verdade, nos mais vulneráveis, sua dignidade não podemos ignorar.
Vem, Espírito Santo!, transforma-nos segundo tua vontade, que não se apague a chama da justiça, e em cada coração renasça a compaixão sem fim. Que cada batida de coração seja um eco de bondade, e em nossa entrega sincera se reflita a compaixão sem finalidade.
Vem, Espírito Santo!, ilumina nosso caminho com tua luz, que a chama que arde em nosso peito nos impulsione a construir um mundo melhor, sem desculpas. Não deixemos que se apague a chama da solidariedade e entrega sincera, porque em Jesus encontramos a essência mais verdadeira.