O Pacto Educativo Global é promovido pelo Papa Francisco para construir o futuro do planeta. Com ele pretende-se reavivar o compromisso por e com as jovens gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz da escuta paciente, do diálogo construtivo e da compreensão mútua.

Pacto Educativo GlobalIdentidade Cosmopolita GlobalUnitasSigna

Trata-se de construir uma “aldeia da educação”, em que se compartilhe, na diversidade, o compromisso de gerar uma rede de relações humanas e abertas, em que a educação seja portadora de uma aliança entre todas as dimensões da pessoa: entre o estudo e a vida; entre as gerações; entre os docentes, os estudantes, as famílias e a sociedade civil, com suas expressões intelectuais, científicas, artísticas, desportivas, políticas, econômicas e solidárias.

O Pacto Educativo Global convida a colocar a pessoa no centro, a formar pessoas disponíveis, que se coloquem a serviço da comunidade e trabalhem ao lado dos mais necessitados. Unindo os esforços de todos os que nos dedicamos à missão educativa, poderemos conseguir outros modos de entender a economia, a política, o crescimento e o progresso.

COMO COMPANHIA, ESTAMOS COM O PACTO EDUCATIVO GLOBAL a partir de nossas convicções mais originárias, expressas no Projeto Educativo, no modelo de Evangelização UNITAS e no modelo Pedagógico SIGNA.

Evangelizar educando nasce do nosso olhar comprometido com a realidade, com o contexto e com a realidade de cada pessoa. Personalizar é o caminho para transformar famílias e contextos.

Como Companhia de Maria unimos nossas forças neste pacto por uma educação integral que impacte na transformação e melhora da realidade, pois contribuímos com o bem público a partir de nossas origens, educando na fé que dá frutos de justiça.

Para uma mudança global, unimo-nos todos e todas por uma educação sempre nova e transformadora. Estamos com o Pacto Educativo Global!

Do que mais este Projeto faz parte? Ou melhor: de onde surge este Projeto?

A partir de uma visão global de todo o processo percorrido e a partir de suas origens, este projeto nasceu conectado com o TODO, ou seja, com o Evangelho de Jesus, com a história da humanidade em  suas luzes e suas sombras, com o Projeto Educativo Companhia de Maria, com o momento histórico que vivemos planetariamente e com a necessidade urgente de colaborar para a cultura do encontro e do diálogo…

A viagem começou há algum tempo, por volta dos anos 2011-2012; não há precisão nas crônicas, foi nessa época que teve início o processo de investigar e desenvolver para inovar uma proposta ideológica e pedagógica, com o objetivo de coparticipar com muitas outras pessoas no compromisso de transformação social, para que este fizesse parte de nossas identidades mais compartilhadas e cordiais.

Iniciaram-se processos de formação com educadores e educadoras da Companhia de Maria que já estão liderando essa mudança que queremos viver. Não é fácil entender este mundo cosmopolita e global, muito menos humanizá-lo. Dotando-nos de ferramentas metodológicas e dessa Visão do Projeto e do Mundo, de um modelo concreto e conciso de convivência e de desenvolvimento humano e sustentável, estamos colocando as pedras sobre alguns fundamentos que nos precedem e que nos lançam, em responsabilidade com nossos contemporâneos e com as gerações futuras, a fazer tudo o que estiver em nossas mãos, em todas as mãos deste MUNDO, para ser CASA COMUM, tal como nos indica o Papa Francisco.

Estamos imersos em uma mudança de época. Estas palavras que vimos repetindo há anos, nós as vivemos cada vez mais como uma realidade nas diferentes dimensões da vida e como um desafio em nossa maneira de educar. A mudança sempre nos desestabiliza, mas, ao mesmo tempo, coloca-nos em movimento, tira-nos de nossa zona de conforto e nos lança adiante, em busca de respostas adequadas para atender às necessidades do momento histórico.

O Modelo de Evangelização Unitas retoma e explicita, neste momento atual, a maneira própria, como Companhia de Maria, de viver e comunicar a Boa Notícia de Jesus.

Nosso mundo necessita desta Boa Notícia; queremos formar cidadãos com identidade cosmopolita global, que sejam capazes de abordar os desafios, também globais, que surgem: as crises migratórias, a crise ecológica, a crise religiosa e de valores, a indiferença, a pobreza, a violência, a guerra… E abordá-los na certeza de que Deus está em nós, na certeza de que conosco caminha e trabalha ao nosso lado e no interior da realidade, para possibilitar uma terra nova.

Evangelizar, acompanhar cada pessoa no processo de descoberta da chama que está em seu coração, a chama que nos ilumina por dentro e nos ajuda a elucidar as sombras é uma missão grande e apaixonante. É a missão à qual o Senhor nos chama e nos envia, e que acolhemos com humildade, sabendo que Ele é nossa fortaleza.

Caminhamos em Companhia, como comunidades educativas, ajudando-nos a crescer na fé e na esperança evangélica que amplia nosso olhar e “eleva nosso espírito para coisas grandiosas: a verdade, a bondade, a beleza, a justiça, o amor…”

Onde há projeto há sentido, e onde há projeto com sentido há futuro. As Instituições Companhia de Maria contam com um Projeto que passou pela prova do tempo; por mais de quatrocentos anos soube dialogar com os diversos momentos históricos e com diferentes culturas. O sentido é educar e, nas palavras de Joana de Lestonnac, “fazê-lo cada vez melhor”. Este é o motivo pelo qual se explicita neste momento o Modelo Pedagógico Companhia de Maria.

O Modelo contém, em seus genes, a experiência acumulada e, sem perder sua essência, acolhe com novidade contribuições que o enriquecem para enfrentar os desafios que as sociedades e o mundo nos apresentam. Como não poderia ser de outra maneira, coloca a pessoa no centro do processo de ensino e aprendizagem. Aposta na Educação Personalizada, um enfoque capaz de ampliar desejos, abrir o horizonte de expectativas, contribuir com a energia necessária para ir sempre além… que possibilita a formação de identidades sadias e sólidas, capazes de criar vínculos com as pessoas e com toda a criação, e de incidir na realidade, melhorando-a.