O melhor da vida em común é compartilhar

Compartilhar começa como Companhia.

Companheiras, como comunidade; comunidade, como comunicação.

O que há de melhor na vida em comum?

A vida comunitária permite compartilhar experiências de vida e, sobretudo, a fé. A fé narrada e escutada em comunidade nos permite aprender, celebrar, unir-nos às nossas irmãs em suas alegrias e dores. Compartilhar a Palavra estreita nossos laços e nos propicia diálogos que, sem a vida em Comunidade, não teríamos, e faz com que a graça se expanda como um bem comum.

Compartilhar entre diferentes gerações e culturas é uma experiência enriquecedora; é sempre um desafio aceitar as diferenças com serenidade, bom humor, espírito de união e complementariedade.

A comunicação sustenta os vínculos e constrói a unidade, permite-nos conhecer-nos, reconhecer-nos e apoiar-nos. Em Companhia, há detalhes da convivência cotidiana que valem mais que grandes discursos altruístas: a comida feita com carinho, a conversação tranquila durante o chá, o café ou o chimarrão compartilhado, são gestos que demonstram o interesse e o cuidado de umas com as outras.

Os dons de cada uma se entrelaçam na vida em comum como um tapete multicolorido; as diferentes tarefas na missão apostólica são compartilhadas e desfrutadas na escuta sincera.
Cultivamos a alegria ao levar à mesa o que vivemos com simplicidade e autenticidade.

Em Companhia nos respaldamos para a missão e nos acolhemos no momento vital que atravessamos. Não é de estranhar que Santa Joana nos aconselhe, de maneira muito especial, manter a amizade entre nós por meio da união de corações. Realmente, o melhor da vida em COMPANHIA é COMPARTILHAR.

Comunidades da Provincia Cone Sul
CLIQUE AQUI PARA VER AS COMUNIDADES
ArgentinaChileBrasilParaguayBolivia

Argentina

Buenos Aires:

  1. Céspedes (Colegiales)
  2. Barrio Mitre (Saavedra)

Mendoza

  1. Casa de Hermanas Mayores (ciudad de Mendoza)
  2. Barrio La Gloria (Godoy Cruz)
  3. Tupungato (Valle de Uco)

Formosa:

  1. San Martín 2 (Zona Oeste)
Chile

Santiago:

  1. Seminario (Providencia)
  2. Puente Alto

Viña del Mar:

  1. Viña del Mar (Recreo)
Brasil

São Paulo

  1. Lestonnac (Brooklin Paulista)
  2. Santa Joana (Vila Mararí, Cidade Ademar)

Rio de Janeiro

  1. Nossa Senhora Aparecida (Grajaú, Rio de Janeiro)

Minas Gerais

  1. Nossa Senhora da Visitação (Jaraguá, Belo Horizonte)
  2. Nossa Senhora da Esperança, Almenara (Vale de Jequitinhonha)
Paraguay

Asunción:

  1. Bº Trinidad, Bañado Norte (Asunción)

Misiones:

  1. Santa María de Fe
  2. Bº San Rafael, San Ignacio
Bolivia

Cochabamba

  1. Cochabamba, Zona Sur (BO)
Rede laical da Companhia de Maria

A Rede Laical Companhia de Maria nasceu no dia 14 de abril de 2003, no XIV Capítulo Geral, a partir do desejo e do pedido de um grupo de leigas e leigos que queriam viver sua fé por meio de um Projeto de Vida Cristã laical, na Igreja, identificados com o Carisma e a Espiritualidade da Companhia de Maria. A partir desse início universal, dado como envio pela Madre Geral Margarita María Pedraz, a Rede foi se formando nos países da Província Cone Sul.

A Rede Laical é uma proposta aberta a todas as pessoas que, livremente, queiram participar de Grupos Apostólicos para refletir, compartilhar, viver e celebrar sua experiência de seguimento de Jesus, inspirados na Vida e Missão de Joana de Lestonnac; somos pessoas que buscamos encontrar Deus em todas as coisas e procuramos formas de colaborar na construção de uma sociedade mais humana e justa, a partir das diversas dimensões e profissões da própria vida.

Nossos encontros da Rede Laical são periódicos; neles compartilhamos as diferentes formas solidárias de “estender a mão”, “manter a chama”, “cuidar da amizade”…Buscamos a iluminação do Evangelho, dos Documentos da Igreja e da Companhia de Maria para olhar a realidade cultural, social, política, econômica… do mundo de hoje, comprometendo-nos com ela, ao estilo de Maria.
No Cone Sul, somos 40 grupos distribuídos pelos diferentes países; dá-se uma inter-relação entre os grupos da Rede Laical e Comunidades Religiosas locais, e caminhamos em abertura à dimensão internacional da Companhia de Maria, comunicando-nos com a Rede Laical dos outros países da América, África e Europa.

Endereços para entrar em contato conosco: