Esperança evangélica

que brota do encontro em profundidade com o “Deus conosco”, que também neste tempo de incerteza habita a realidade, nos sustenta e acompanha.

Relações de cuidado

reverência diante da vida, na qual tudo e todos estamos conectados. Somos chamadas/dos a protegê-la, guardá-la, e a viver em comunhão entre nós, com as pessoas com as quais caminhamos e com toda a criação.

Escuta paciente e lúcida da realidade:

por meio de fontes confiáveis, confrontadas, que nos possibilitem entender e analisar este momento da história e descobrir a presença de Deus nela.

Discernimento

que nos possibilite entrever por onde sopra o Espírito: acolher, assimilar, visibilizar, potencializar… os sinais de sua presença que estão surgindo e que tornam possível uma humanidade e uma nova terra.

Flexibilidade e abertura

para nos deixarmos confrontar em relação a pontos de vista, atitudes, formas de fazer… e para não nos fecharmos à novidade que a vida for nos apresentando e fazer os ajustes e mudanças necessárias.

Responsabilidade con os bens

buscando com as pessoas e nos âmbitos correspondentes – comunidades, obras apostólicas, Província… – a forma de enfrentar economicamente este momento de crise em que nossos recursos, como Companhia Universal, estão sendo afetados.

Solidaridade real com os empobrecidos

junto a outras instituições e grupos, criando redes… de forma que a incidência possa ser maior, sustentável no tempo e transformadora da realidade.  

Respostas ao hoje, con olhar de futuro:

com o desejo de continuar apostando na vida e na missão apostólica da Companhia, em sua permanência no tempo e em diferentes realidades e contextos, como um dom para a Igreja e para o mundo.

Busca de novas formas de educar, que cheguem a todos

por meio de um trabalho de apoio entre as instituições educativas, como resposta às mudanças que, a partir da tecnologia, já estão acontecendo na educação, e para buscar respostas para a brecha digital tão acentuada neste momento. Também para buscar juntas/os o tipo de educação que corresponda ao mundo que queremos ajudar a construir

Acompañamiento aos jovens

na busca de seu projeto de vida e na descoberta e encontro com um Deus que é fonte de sentido, missão que realizamos com outras congregações em uma Igreja-comunhão.